Frutas antioxidantes naturais constituem alimento nutritivo e benéfico em muitos sentidos. Elas possuem algo a mais. Além da capacidade natural de nutrir, fornecem vitaminas, sais minerais, fibras e água. Protegem contra radicais livres que invadem o organismo a todo instante.

Radicais Livres – O que são?

Você já deve ter ouvido falar dos radicais livres. Mas você sabe o que são e  o mal que causam?

– Radicais livres são toxinas (substâncias tóxicas) produzidas em nosso próprio organismo. São causados por efeitos internos ou externos. Eles podem se formar através de reações químicas do corpo ou provocados pelo ambiente.

Por exemplo um excesso físico que necessite de alto consumo de oxigênio causa a liberação de radicais livres.   Fatores externos como poluição, fumaça de cigarro, exposição excessiva aos raios ultravioleta, álcool, pesticidas, também geram radicais livres. A alimentação inadequada também é causadora destas toxinas no corpo.

O mal que causam os radicais livres (toxinas)

Radicais livres acumulados no organismo causam danos, até matam as células. Estas alterações podem levar à mudanças que acarretam problemas como:

  • Aterosclerose
  • Cardiopatias
  • Diabetes
  • Envelhecimento precoce
  • E até mesmo câncer.

Frutas antioxidantes naturais a solução para as toxinas.

Estamos preparados para lidar com estas toxinas dentro de um determinado limite considerado normal. Isto significa que se não estiverem em excesso o próprio corpo se encarrega de eliminá-las.  Porém vemos atualmente uma invasão de fatores que estão gerando o acúmulo destas substâncias tóxicas.

Você pode perceber que é cada vez maior a incidência da poluição. A cada dia aumentam o estresse e a tensão da vida moderna.  Estes fatores associados a alimentação incorreta estão   induzindo mais e mais à formação de radicais livres, de forma que o corpo já não tem dado conta de neutralizá-los. Precisamos, portanto, fortalecer a batalha contra estas toxinas. E a melhor forma é através das frutas antioxidantes naturais.

Veja 13 frutas antioxidantes naturais: 

  • Açaí- antioxidante. Repõe as energias, facilita o trânsito intestinal, ativa a memória, favorece a visão. Rico em fibras e proteínas. Possui vitaminas B1, B2 e C.
  • Ameixa- Além de antioxidante, possui fibras, potássio, ferro. Atua como antibactericida.
  • Acerola – É fruta com ação antioxidante que possui muitas vitaminas. (B1, B2, A) Possui alto teor de vitamina C. Eficaz contra resfriados, gripe, problemas pulmonares, etc.
  • Amora – Fruta antioxidante. Possui vitaminas C, B e A. Sua alta taxa de antocianinas protege as células dos radicais livres. É anti-hemorrágica, anticancerígena e antisséptica.
  • Cereja– É Antioxidante, anti-inflamatória e previne contra o câncer. Sua cor guarda o poder antioxidante. Esta pequenina neutraliza com eficácia os radicais livres.
  • Jabuticaba – Além de antioxidante, possui muitos outros nutrientes benéficos à saúde. É restauradora de energias.
  • Framboesa- Antioxidante, cheia de sais minerais e vitaminas. Ajuda no controle da hipertensão. Previne câncer.
  • Limão – Além da atuação antioxidante, fortifica o sistema de defesa do corpo (sistema imune). Rico em vitamina C que colabora na produção de anticorpos. Possui muitos outros nutrientes. O limão é também anti-inflamatório, atua como anticancerígeno e elimina o mal colesterol.
  • Blueberry (mirtilo) Rica em antocianinas, conta com alta capacidade antioxidante. É considerada, entre as frutas a mais eficaz no combate aos radicais livres e proteção às células.Outros benefícios envolvem: o combate ao mau colesterol, o reforço às paredes arteriais e as características anti-inflamatória e antibactericida. Sua ação antioxidante é devido a antocianina. Possui além disso outro elemento antioxidante que é a cianidina presente na camada externa da fruta.
  • Maçã – Além da ação antioxidante, ela combate a diarreia e protege as vias respiratórias. Rica em fibras auxilia no funcionamento do intestino. Sua característica de alimento hipocalórico lhe concede o lugar de aliada das dietas. Favorece a limpeza da boca e dentes, pois seu paladar aumenta a salivação protetora contra as bactérias bucais. Isto é também ótimo para evitar as cáries.
  • Romã- antioxidante protege das doenças cardíacas e vasculares. Diminui o colesterol ruim. Possui muitos nutrientes indispensáveis à saúde como: proteínas, cálcio, potássio, ferro, vitaminas: A, B2, C, D, E. É rica em manganês.
  • Uva Rica em sacarose, carboidratos. Protetora das artérias. É poderosíssima como antioxidante. A antocianina está em sua casca e em suas sementes. Por isto possui potência antioxidante 20 vezes maior que a vitamina C. É também 50 vezes mais potente que a vitamina E. Além disso ela eleva o colesterol bom (HDL) e protege contra doenças do coração.
  • Morango– Esta fruta é antioxidante e possui imensa qualidade nutricional. Sendo de pouca caloria torna-se auxiliar das dietas para perda de peso. Seus nutrientes fazem com que atue contra problemas de anemia, colesterol alto e outros.

Frutas antioxidantes naturais são a melhor forma de combate aos radicais livres, causadores de tantas doenças. Por isto passe a consumi-las.

Você gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para nós!

Gostou Compartilhe !