Muita gente pensa que o cálcio deve ser consumido apenas nos primeiros anos da vida, por crianças e adolescentes. Este pensamento é baseado no senso comum que vê o cálcio como elemento principal no crescimento dos ossos. E é isso mesmo. O cálcio é o principal participante na formação de ossos e dentes.

Então, em um ponto o conhecimento popular está certíssimo, mas engana-se quem pensa que cálcio só é importante no começo da vida.

Cálcio é importante para a vida inteira.

Sabe por quê?

O cálcio é um mineral encontrado em muitos alimentos. É elemento importantíssimo para nós em todas as fases de nossa vida. Isto porque ele atua:

  • Como elemento essencial ao crescimento e fortalecimento dos ossos,
  • Participa na formação dentária e na manutenção dos dentes,
  • É essencial na coagulação,
  • Sua ação no corpo auxilia nos movimentos musculares (contração e relaxamento),
  • É elemento importante na transmissão dos impulsos nervosos,
  • Atua no ritmo cardíaco,
  • É essencial na prevenção da osteoporose.

Dá para dispensar um companheirão destes? Claro que não. O cálcio é essencial em nosso cotidiano alimentar. Diante de tanta eficácia este super mineral se faz necessário desde a infância até a velhice. Ele precisa fazer parte de nossa vida para que possamos ter força e saúde. Por isto é importante a gente conhecer os alimentos que são ricos em cálcio.

Confere aqui. Alimentos ricos em cálcio que deixam nossa saúde nos trinques.

Alimento Peso (em g) Cálcio (mg)
Agrião 100 168
Ameixas secas 85 43
Arroz Branco 180 32
Brócolis cru 100 400
Castanha-do-pará 70 123
Couve 100 330
Espinafre 100 160
Feijão de soja cozido 86 119
Feijão cozido 127 64
Grão de bico 100 120
Iogurte de soja 170 250
Iogurte integral 200 300
Leite desnatado 245 300
Leite integral 244 290
Linhaça 100 200
Mostarda cozidas 70 51
Quiabo cozido 92 50
Sardinha sem pele 100 84
Sorvete de creme 66 85
Tofu 100 159
Queijo Minas 100 640
Queijo Cheddar 40 296
Queijo mozzarella 28 101
Requeijão 100 114
Soja 100 90

A Organização mundial de Saúde (OMS) recomenda que sejam consumidos diariamente alimentos com o cálcio para que o organismo consiga alcançar os níveis necessários. Essa necessidade diária de cálcio varia conforme a idade.

Mas, cuidado!

Pois existem alimentos que roubam o cálcio.

Além de consumir alimentos que possuem cálcio, nós precisamos estar atentos aos alimentos que ingerimos juntamente com ele, pois alguns alimentos prejudicam ou impedem a absorção deste elemento. São chamados de ladrões de cálcio. Como exemplo temos: beterraba, acelga, espinafre, etc. Portanto, se o seu objetivo for usufruir da fonte de cálcio evite comer em uma mesma refeição, estes alimentos e os alimentos que tem cálcio.

Alimentos que nos ajudam a absorver o cálcio.

Em compensação aos ladrões de cálcio temos os alimentos que nos ajudam a absorver e fixar o cálcio no organismo.  Os alimentos que tem em sua composição o fósforo e o magnésio são essenciais para absorção do cálcio. Neste caso, junto com os alimentos que possuem cálcio devemos ingerir alimentos como verduras com folhas verde escuras, castanhas, carnes, leite e derivados.

Mas não é só isso. A principal auxiliar da absorção do cálcio é a vitamina D. Ela está presente em alimentos como sardinha, salmão e cogumelos. Mas o consumo destes alimentos não basta. É preciso tomar Sol, a exposição ao Sol é super necessária pois nosso corpo produz a vitamina D quando os raios de Sol tocam a nossa pele. Esta vitamina D obtida através dos raios de sol em nosso corpo vai nos ajudar na absorção e fixação do cálcio.

Mas você precisa saber mais… Saiba que o processo de absorção de cálcio exige também que a gente se movimente. Por isso, uma excelente forma de fixar o cálcio nos ossos é a atividade física. Viu só? Olha bem, como nosso corpo funciona interligando todas as coisas de que precisamos? É mesmo uma maravilhosa máquina!

Mas não esqueça, é preciso cuidar para que o corpo receba cálcio suficiente para suprir as necessidades, de forma que não haja carência deste mineral. Porque os casos de carência de cálcio desencadeiam consequências graves, trazendo muitos transtornos para nossa saúde.

A falta de cálcio pode ser reconhecida. Veja como:

Sintomas da falta de cálcio: 

  • Fraqueza nos ossos,
  • Cãibras.
  • Unhas fracas.
  • Dor na coluna.

A carência de cálcio pode trazer doenças como:

  • Hipertensão arterial.
  • Depressão.
  • Cáries.
  • Artrite,
  • Osteoporose

                      Por isto, cuide-se, não deixe faltar cálcio em sua vida.

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