Muito famosas pelos seus benefícios no trato intestinal e na sensação de saciedade, as fibras são elementos importantes em qualquer dieta. As fontes de fibra estão presente em vários alimentos. Incluí-los em nossa rotina pode nos ajudar na perda de peso, também na prevenção de diversas doenças como: as cardiovasculares. Também auxilia no controle do colesterol e até mesmo diminui os sintomas da diabetes.
O nosso objetivo nesse artigo é apresentar a vocês as 10 melhores fontes de fibra existentes, para que você possa incluí-las em seu cardápio diário e colher os frutos de uma alimentação mais saudável.
Então segue a listagem das 10 melhores fontes de fibra existente.

As 10 melhores fontes de fibra para potencializar a sua dieta e ainda te garantir uma vida mais saudável

⦁ Feijão – você já sabia dessa informação? Se não agora já sabe! O feijão nosso de cada dia é uma das maiores fontes de fibra alimentares. Além disso, é rico em proteínas e possui propriedades antioxidantes.
⦁ Batata doce – além de ser uma das mais excelentes fontes de fibras, a batata doce é rica em vitaminas. Como: a vitamina A, C e E. Também é rica em potássio.
⦁ Frutas – as frutas em geral são ricas fontes de fibra. Como por exemplo: a goiaba, a maçã, a pera e o abacate. Para que essas frutas não percam grande parte de suas propriedades o ideal é consumi-las com casca sempre que possível.
⦁ Cereais – dentre as fontes de fibra, os cereais são os mais conhecidos pelo grande público, principalmente a aveia. Podemos incluir também algumas sementes, como a chia que ultimamente. A chia é uma semente que está sendo muito utilizada como aliada na perda de peso. Outro cereal que pode ser utilizado é a aveia. Substitua a farinha branca pela aveia em seus bolos.
⦁ Brócolis – as crianças geralmente viram a cara para esse alimento. Mas, inclui-lo na alimentação é garantia de ingestão de uma grande quantidade de fibras. Brócolis também é muito eficiente na prevenção do câncer.
⦁ Milho – esse alimento alcança seu lugar nessa nossa lista dentre as 10 melhores fontes de fibra alimentares e o mais bacana é que ele sustenta e é delicioso. Para ser consumido, deve ser cozido apenas na água e pouco sal, sem a necessidade de inserção de gordura em seu preparo.
⦁ Soja – esse alimento, além de ser uma das melhores fontes de fibra é também rico em isofoflavonas. Essa substância é altamente eficaz para diminuir os sintomas causados pela menopausa. Além disso, auxilia na redução do colesterol ruim o LDL e ajuda a elevar o colesterol bom o HDL.
⦁ Abobara – além de deliciosa a abóbora se destaca como uma das maiores fontes de fibra. Para ter ideia 1 xícara deste alimento cozido possui em média 3 gramas de fibra. O que ajuda no trato intestinal, além de dar uma sensação de saciedade por um longo período, evitando os exageros entre as refeições.
⦁ Verduras – a alface, a couve, a escarola, espinafre, aipo, e acelga, assim como os legumes como, a cenoura e a beterraba são grandes fontes de fibras, e o consumo desses alimentos possuem muitos benefícios e o maior deles é o emagrecimento.
⦁ Alimentos integrais – substituir versões “brancas” por versões integrais dos mesmos alimentos é uma ótima maneira de aproveitar as fontes de fibra. Arroz integral, pão integral e até mesmo o macarrão integral são alimentos que além de mais saudáveis vão te garantir uma sensação de saciedade por mais tempo.
Agora que você já conhece as principais fontes de fibra, que tal montar um novo cardápio semanal e inclui-las? Com certeza seu corpo e sua saúde agradecerão.
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