Quem diria que a banana verde pudesse trazer tantos benefícios à nossa saúde! É realmente incrível a grande ajuda que esta fruta nos proporciona mesmo antes de amadurecer. É um alimento tão completo que é capaz de nos ser útil antes de estar pronto para isto.
Se você está surpresa, saiba que é apenas o começo. É muito melhor e mais surpreendente o que vem por aí. E você pode descobrir tudinho lendo este artigo sobre os benefícios que a banana verde tem para oferecer.
Banana verde e seus benefícios
Pra começo de conversa, olha só a lista de benefícios que banana verde pode oferecer:
⦁ Auxilia na redução do peso, pois possui baixo teor de açúcar e alta quantidade de fibras.
⦁ É controladora do colesterol.
⦁ Ajuda no controle da glicemia. Torna-se uma ótima aliada no controle do Diabetes Mellitus devido ao baixo índice glicêmico e às fibras presentes.
⦁ Fornece energia e força.
⦁ Regula o intestino, contribui com a flora intestinal. Protege contra doenças do intestino e previne contra câncer do cólon
⦁ É auxiliar da digestão. Protege a mucosa intestinal e é auxiliar na cura da diarreia.
⦁ Protege contra a osteoporose.
⦁ Auxilia na composição de os ossos e dentes devido a presença de fósforo em sua composição.
A importância da Banana verde para a saúde.
A banana verde possui em sua composição diversos nutrientes e elementos benéficos à saúde. É a única fruta que possui 29% de amido resistente – um carboidrato que não é digerido por nosso organismo. Este carboidrato fornece energia para as nossas bactérias do bem – as bactérias probióticas.
As fibras que também encontramos como um dos nutrientes da banana verde podem nos auxiliar de várias formas. Elas proporcionam melhor saciedade, o que ajuda no controle da obesidade.
Devido à quantidade de fibras, quem consome a banana verde precisa sempre se hidratar para impedir a prisão de ventre. Além disso, o teor de amido resistente na banana verde reduz a absorção de gorduras e de glicose.
Outro fator de importância são os minerais antioxidantes que estão presentes na banana verde. Estes antioxidantes põem fim nos radicais livres, limpando e desintoxicando o organismo. Tudo isto faz da banana verde importante elemento, essencial à saúde.
O que que a banana verde tem? – Quantidade de vitaminas e minerais em 100g de banana:

Como consumir a banana verde?
A banana verde deve ser consumida na forma cozida como Biomassa ou na forma de Farinha de banana verde, que é encontrada nos mercados.
A farinha de banana verde é de paladar suave podendo ser usada como farinha em diversas preparações.
A biomassa de banana verde pode ser facilmente preparada por você. Veja como:

Receita de biomassa de banana verde
Lave dez bananas com casca bem lavadinhas.
Coloque em panela de pressão com água suficiente para cobrir.
Deixe cozinhar por 8 minutos depois que der pressão.
Adicione um pouco da água do cozimento e bata a polpa cozida no liquidificador.
Mexa e forme uma massa homogênea e espessa. A biomassa pode ser preparada com a banana verde com casca ou sem casca.
Conservação e uso da Biomassa de banana verde
Esta biomassa pode ser conservada em geladeira até por 4 dias. Deve ser guardada em recipientes de vidro. A quantidade recomendada para uso é de 1 colher de sopa de Biomassa por dia. A biomassa pode ser utilizada em bolos, vitaminas, shakes sucos, pães, sopas, feijão, etc. A biomassa é um purê de banana verde que não altera o sabor dos pratos à que é adicionada. Ela não tem sabor. Ela possui a capacidade de acrescentar vitaminas e minerais às receitas.
Você pode utilizar a biomassa em receitas deliciosas veja um exemplo de shake de banana verde e frutas: