Os chás medicinais são receitas antigas e funcionais. Passaram de geração para geração. A sua popularidade é tão grande que com o tempo diversos estudos foram feitos com base em ervas muito utilizadas. Algumas delas entraram para a lista da medicina alternativa e já são constantemente usadas. No oriente o uso de chás medicinais é constante e muitas pessoas preferem esse tratamento do que o convencional.

Existe uma grande variedade de chás medicinais que são capazes de minimizar diversos sintomas, acalmar e até mesmo ajudar a emagrecer. Nesse artigo vamos apresentar alguns chás medicinais e seus efeitos, para que você fique por dentro de várias propriedades oferecidas por essa bebida milenar e tão benéfica a saúde.

Conheça 11 chás medicinais e os benefícios que podem trazer para sua saúde!

Abaixo alguns chás medicinais e suas indicações para que você possa utilizar em seu dia a dia.

  1. Chá de gengibre – para iniciar nossa lista de chás medicinais, vamos apresentar um chá muito comum e pode ser encontrado em qualquer lugar. O gengibre é um poderoso termogênico e ajuda a diminuir a retenção de líquidos. Além disso, é útil em casos de enjoos, pois age no sistema digestivo fazendo com que o processo de digestão seja mais rápido.
  2. Chá de Alho – mesmo que alguns torçam o nariz para esse nosso segundo elemento da lista de chás medicinais por causa do seu gosto, o chá de alho é indicado nos casos de colesterol elevado. Funciona como um potente expectorante e antisséptico. Quem nunca tomou um chá de alho preparado pela mãe para aquela gripe forte que nunca curava? Esse é um potente chá que se popularizou pela sua eficácia.
  3. Chá verde – esse terceiro chá da nossa lista de chás medicinais ficou muito conhecido nos últimos tempos. Por ser um grande aliado na perda de peso muita gente passou a utilizá-lo. O chá verde possui propriedades que aceleram o metabolismo. Isso faz com que as calorias ingeridas sejam eliminadas mais rapidamente. A quantidade ideal de consumo para perder peso é de 4 a 5 xícaras por dia. Mas, deve ser evitado tomar a noite, pois pode interferir no seu sono.
  4. Carqueja – esse chá já é bastante conhecido e muito usado por nossos avós por seu alto poder digestivo. A carqueja só deve ser evitada nos casos de gravidez. Visto que promove contrações uterinas e em pessoas com tratamento para diabetes ou hipertensão.
  5. Alcachofra – esse chá também é indicado no caso de distúrbios digestivos. Pessoas com problemas de vesícula ou hepatite não devem consumi-lo.
  6. Camomila – talvez esse seja um dos mais famosos dentre os chás medicinais. É indicado nos casos de cólicas intestinais, principalmente para bebês. Além disso, possui propriedades calmantes. Uma xícara de chá de camomila a noite pode te ajudar a dormir melhor depois de um longo dia cansativo.
  7. Chá de canela – possui propriedades digestivas. O chá de canela é um dos chás medicinais mais completos. Pois, ajuda em casos de cólica, prisão de ventre e até mesmo para abrir o apetite. A contraindicação é para mulheres grávidas.
  8. Capim limão – além de atuar nos casos de ansiedades leves e insônia, esse chá pode ajudar em casos de cólicas uterinas e intestinais.
  9. Chá de hortelã – esse também é um chá muito popular dentre os chás medicinais por ajudar em questões intestinais, cólicas e em doenças hepáticas.
  10. Poejo – esse chá age como expectorante, atua na digestão e nos casos de cálculos biliares. Deve ser evitado na gravidez, na lactação e em crianças com idade inferior a 6 anos. Obs. Cuidado com a super dosagem. Pois, pode ser prejudicial ao fígado.
  11. Boldo – esse chá não poderia faltar em nossa lista de chás medicinais. Pois, é um dos mais conhecidos métodos para tratar problemas de digestão. O gostinho dele faz muita gente torcer o nariz. Mas, é um chá poderoso! Por ser muito amargo deve ser evitado durante gestação e também por pessoas com problemas hepáticos.

Os chás medicinais são eficientes para algumas doenças. Mas, lembre-se: caso esteja com problemas de saúde mais graves procure seu médico de confiança!

Incluir os chás na sua rotina só lhe trará benefícios. Não é preciso estar doente para começar a usufruir das vantagens oferecidas por essa bebida.

Você gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante para nós!

Gostou Compartilhe !