Tem muita gente que fica com muito medo de comer antes de treinar. Acha que vai passar mal na academia ou que a refeição vai atrapalhar o efeito do treino. E tem marombeiro por aí que pensa que o melhor é fazer jejum após treinar. Pois saiba que tudo isto é engano. Saiba o que comer antes e depois do treino e o porquê de fazê-lo.
Seja qual for sua intenção: aumento de massa muscular, aperfeiçoamento de performance esportiva ou emagrecimento, em todos os casos é importante saber o que comer antes e depois do treino. Esta alimentação correta pode ajudar a alcançar seus objetivos.
Portanto, esqueça a mania de treinar em jejum. Veja aqui o que comer.
Por que comer antes do treino.
Seu corpo precisa de força, energia e resistência para suportar adequadamente o esforço físico dos treinos. Por isto é importante ingerir nutrientes capazes de fornecer tudo isto. Uma refeição adequada, ingerida antes do treino pode:
Evitar a fome durante os exercícios.
Impedir a hipoglicemia.
Manter o organismo hidratado.
Impedir o catabolismo muscular (degradação da massa muscular devido à desgaste excessivo).
Garantir disposição para o treino.

Muitos tentam realizar treinos em jejum e o resultado é queda de glicemia e queda de pressão arterial. Devido a isto é aconselhável alimentar-se antes dos exercícios. O alimento é o combustível que fornece a energia necessária para a atividade.

O que comer antes do treino.
Alguns alimentos são mais indicados para antes dos treinos. Eles são próprios para ajudar no rendimento do exercício. Os mais indicados para o pré-treino são os alimentos fonte de carboidratos e proteínas. Veja algumas sugestões:
Batata-doce com peito de frango grelhado
Pães, biscoitos na forma integral
Ovos
Iogurte light
Frutas com granola ou mel.
Faça uso de alimentos termogênicos como: canela, gengibre, cafeína, chá verde. São excelentes aliados. São ótimos para anteceder aos treinos, pois, aceleram o metabolismo e ajudam na queima de calorias.
Uma dica importante: Lembre-se de não exagerar nas quantidades de nenhum alimento, pois o excesso é prejudicial ao emagrecimento e à saúde.
Por que comer após o treino?
Após o treino é importante fazer uma refeição. No máximo 30 minutos após terminada a atividade. Quando você se alimenta logo depois do treino, seu organismo não precisa ficar procurando nutrientes. Seus músculos não terão que se esforçar em busca de energia e ficarão mais resistentes.
Esta refeição pós-treino irá garantir:
A reposição do glicogênio.
A reconstrução das fibras musculares.
A reidratação ou reposição dos líquidos perdidos.
Irá prover energia para as células do sistema imune.
Estimula recuperação dos músculos.
Prepara o corpo para os próximos treinos.
O mais importante neste momento é fazer reposição das proteínas perdidas durante a atividade. Alguns alimentos são perfeitos para esta reposição. Refeições ricas em proteínas são ideais.
Depois do treino
Veja exemplo de refeições ou lanches que constituem boas opções para depois das atividades:
Peito de frango+ arroz integral +cenoura e beterraba
Batata-doce + peito de frango
Omelete de 2 claras + queijo branco+ banana com farelo de aveia.
Para quem é adepto dos suplementos: Whey Protein isolado + dextrose + banana
Pão e suco de frutas
Batata inglesa com carne ou frango
Shake de frutas
Sopa de legumes
Água de coco
Isotônicos.
Fazer uma alimentação correta garante o bom resultado de seu treino. Mas não se esqueça de organizar um cardápio balanceado para seu dia a dia.